top of page

Residência permanente na Austrália rápido e sem gastaruma fortuna – Visto 887 e Visto 191



PR por apenas 415 dólares australianos. Sim! $415 foi o que me custou no início de 2021 para solicitar o visto Skilled Regional. Não é fácil, mas com um bom plano é possível. Em um artigo anterior, contei como solicitei o visto 489 / 491. Por meio desse visto, minha família e eu pudemos trabalhar e morar como residentes temporários na Tasmânia (sem precisar estudar). Agora, depois de cumprir os requisitos de residência temporária, solicitamos a residência permanente diretamente (sem competir com outros candidatos) e economicamente.

Como solicitamos o visto 489 em 2018, o visto que deveríamos solicitar em 2021 era o 887. Se você mora atualmente na Austrália (ou pensa em fazer isso) com o visto 491 (que substituiu o 489), eles devem solicitar para o 191. O visto 191 ainda não se encontra disponível para candidatura, mas pode consultar todas as condições no site do Home Affairs.


Nesta nota, vou compartilhar minha experiência pessoal sobre como minha família e eu nos

inscrevemos no PR por meio do visto 887. Nós mesmos fizemos a inscrição sem a ajuda de um consultor externo. Fizemos isso lendo nas páginas oficiais e nos informando muito. Quando tínhamos dúvidas, perguntávamos às pessoas que já haviam se inscrito em grupos do Facebook. Lembre-se de que na Entrelingo não oferecemos consultoria de migração. Em entrelingo.com oferecemos traduções NAATI de forma rápida, fácil e profissional. Procuramos auxiliá-lo com traduções para que você consiga sua internacionalização sem transtornos. E meu objetivo pessoal com esses artigos é incentivá-lo a realizar seu sonho de se tornar um residente permanente na Austrália.


Comecemos. Todas as condições, benefícios e detalhes gerais do visto 887 podem ser consultados na página Home Affairs.


O primeiro (e mais importante) requisito é ter trabalhado por pelo menos 1 ano em uma área regional e ter vivido por pelo menos 2 anos. Durante esse período, você deve ter um visto Skilled Regional 489 ativo ou similar.


Os documentos básicos que devem ser anexados ao requerimento são: passaporte, documento de identidade, foto, carteira de habilitação, certificado militar, formulário 80, cheque policial, certidão de nascimento dos filhos e certidão de casamento ou similar (se forem casados ou divorciados), documentos que comprovem sua residência na zona regional (contas, contrato de aluguel, extrato bancário, etc.), documentos que comprovem seu tempo de trabalho ali (contracheques, contrato, comprovante de carta de emprego, etc.), e documento que comprove sua nível de inglês (IETLS, PTE, etc.) A propósito, também temos um artigo muito interessante sobre o IETLS e o PTE. Ahhh… e lembre-se, se algum dos documentos não estiver em inglês, você quer que seja traduzido por um tradutor oficial. Em pt.entrelingo.com temos os melhores preços e prazos de entrega para as suas traduções.


Algo que sempre faço é incluir nos documentos adicionais uma carta ou manifestação de

interesse, detalhando minhas genuínas intenções de candidatura. Gosto disso porque tenho a oportunidade de preencher as dúvidas ou lacunas que ficam nos documentos. Por exemplo, tivemos uma menina que não estava no visto anterior (porque ela não tinha nascido). Nesta carta,pude explicar que ela nasceu e quando notificamos o Home Affairs sobre isso. Lembre-se que éimportante não deixar margem para dúvidas, pois caso desejem, podem solicitar documentação adicional, e com isso, atrasar o processo.


O pedido de visto é feito online e só pode começar a preparar a minuta no momento em que for cumprido o tempo mínimo de residência temporária de 2 anos. Antes de 2 anos, o sistema não permite.


Com este visto você tem acesso ao Medicare, e pode viver indefinidamente na Austrália, já que é uma residência permanente. Você também pode solicitar a cidadania e patrocinar um membro da família, se desejar. Ainda estamos aguardando a concessão do visto 887, pois o tempo médio de tramitação é de 20 meses.


Desejo-lhe muito sucesso e não hesite em nos escrever se precisar de traduções ou se tiver

alguma dúvida.



Mafe G. | Diretor de Operações e Atendimento ao Cliente | Entrelingo