Com certeza você está na América Latina ou na Espanha neste momento planejando a viagem para o país dos seus sonhos, e ainda não sabe como arrumar toda a sua vida em 2 malas de 23 quilos. Eu sei, é muito difícil. Especialmente porque a Austrália está tão longe de nossos países que, se algo for deixado para nós, nos custará muito tempo e dinheiro para recuperá-lo.
O ponto é quão flexível você pode ser. Eu costumava ser uma daquelas que viajava com 2 malas para todos os lugares, mas com o tempo percebi que quanto mais leve a viagem, mais agradável ela é.
Hoje vou falar com você sobre o básico que deve levar na bagagem; as coisas que por nada no mundo deveriam ser deixadas para você. Agora, se você decidir seguir meu conselho de viajar com pouco peso, recomendo que dê uma olhada nas dicas na seção final.
Seu celular e notebook. Parece bobo, mas não é. Já vi pessoas viajando sem um laptop esperando chegar à Austrália para comprar um em promoção. E a verdade é que a Austrália não tem as mega promoções em tecnologia que os Estados Unidos têm; então não vai ser drasticamente mais barato do que em seu país de origem.
Adaptador de energia universal. E se você puder levar uns três, melhor. Dependendo de onde for a escala da sua viagem, você precisará carregar seu celular antes de chegar ao seu destino final (lembre-se que é uma longa viagem). Alguns aeroportos internacionais têm portas USB para você conectar diretamente no cabo, mas se não, é melhor estar preparado. Além disso, você precisará dele quando chegar na Austrália para carregar todos os seus equipamentos eletrônicos que viajam com você.
Certificado de vacinação COVID e respetiva tradução juramentada*. Lembre-se que agora eles pedem seu certificado de vacinação em quase todos os lugares e que, se estiver em um idioma diferente do inglês, deve ser traduzido por um tradutor profissional certificado.
Resultados negativos do teste COVID. Pode ser um teste PCR COVID-19 negativo realizado dentro de 3 dias da viagem ou RAT realizado dentro de 24 horas antes da partida programada do seu voo. Você deve mostrar isso à sua companhia aérea quando fizer o check-in no aeroporto.
Preencha a Australian Digital Passenger Declaration pelo menos 72 horas antes da viagem. Você pode fazer o processo diretamente aqui: Digital Passenger Declaration (homeaffairs.gov.au). Lembre-se de ter a cópia digital em mãos, pois você precisará dela no check-in.
Os medicamentos que você está tomando. Na Austrália você pode obter remédios, mas é muito controlado. Muitas coisas que estão facilmente disponíveis na América Latina só podem ser obtidas na Austrália com receita médica.
Cópia digital do seu visto, seguro médico e seguro viagem (se tiver). Esta é uma precaução porque a qualquer momento você pode ser solicitado a fornecer as informações, e é melhor que você as tenha em mãos. Por exemplo, se você fizer uma escala nos EUA, eles certamente perguntarão o motivo da escala. Se você tem o visto em mãos, pode apoiar sua resposta. Por outro lado, com o covid aprendemos que devemos viajar sempre com seguro médico para qualquer adversidade que possa surgir. Então, se você puder fazer um seguro médico para cobri-lo durante a viagem, muito melhor.
Carteira de habilitação e tradução NAATI**. Na Austrália, a carteira de motorista é quase o documento oficial de identificação, eles pedem tudo. Idealmente, a médio prazo, você pode solicitar sua carteira de motorista australiana, mas enquanto a recebe, use a carteira de seu país de origem com a respectiva tradução NAATI. Eu recomendo especialmente que você tenha a tradução antes de viajar. Além do fato de que você precisará dele para determinados trabalhos, para dirigir um carro ou motocicleta e para solicitar sua licença final na Austrália.
Dinheiro ou cartão. Não é necessário que você carregue muito dinheiro porque na maioria dos lugares eles aceitam cartão de débito ou crédito.
Noções básicas para viagens internacionais. Isso mesmo, já que são voos longos, com certeza você vai querer ficar confortável. Não esqueça seu gel antibacteriano, suas meias ou meias, um bom casaco, seus suprimentos de higiene pessoal, uma muda de roupa, seu livro favorito, lanches embalados (que não são perecíveis), óculos escuros, maquiagem e outros.
Roupas e calçados de acordo com a cidade que você chega e a estação nessa data.
Passaporte e vistos dos países em que você faz escalas (se solicitado).
E para finalizar, algumas dicas antes de viajar:
Tenha em mãos os dados da pessoa que irá buscá-lo no aeroporto e/ou os dados da agência com a qual você está viajando.
Viaje o mais leve possível. Basta trazer uma jaqueta de inverno e, de preferência, uma à mão.
Em quase todas as cidades da Austrália você encontra comidas típicas de nossos países. É caro e raro, mas aproveite o fato de estar tão longe de casa para experimentar coisas diferentes da sua, em vez de encher a mala com comida típica (embalada) do seu país.
Não desperdice espaço na sua mala com produtos de higiene pessoal enormes. Traga tudo em versões mini para a primeira semana. Quando você chega na Austrália, você compra o que precisa.
Se você não tem ideia de inglês, tenha algumas frases essenciais impressas em uma folha que o ajudarão se você precisar delas.
Informe os bancos locais que você viajará para que eles não bloqueiem o acesso às suas contas ou cartões.
*Uma tradução juramentada é uma tradução feita por um tradutor profissional certificado por uma entidade oficial, geralmente fora da Austrália.
**Uma tradução NAATI é uma tradução feita por um tradutor profissional certificado pela NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters), e como o nome indica, são "tradutores oficiais na Austrália". Para determinados procedimentos (como dirigir na Austrália), algumas entidades australianas solicitam explicitamente que a tradução seja feita por um tradutor certificado pela NAATI.
A boa notícia é que você pode obter os dois tipos de traduções de forma rápida, fácil e profissional no Entrelingo.com.
Espero que esta nota tenha sido útil para você e desejo-lhe boa sorte em sua jornada. Que você aproveite sua temporada na Austrália cem por cento, e que você consiga atingir seus objetivos!
Mafe Garcia | Gerente de Operações | entrelingo.com
Comments