Com a recente abertura das fronteiras, você provavelmente está pensando em vir conhecer os cangurus, ou trazer sua família e amigos para visitar a Austrália. Parabéns! Sim, te parabenizo por tomar a decisão de se aventurar a conhecer um novo destino e realizar seus sonhos.
Agora, lembre-se de que você mesmo pode solicitar o visto de turista. No meu caso, ajudei minha mãe, irmão e amigos a solicitar o visto de turista, sem ter nenhum conhecimento formal da lei de imigração. Meu convite com este artigo é que você pode fazer o pedido por conta própria, verificando a página de Home Affairs (visto 600) e este artigo.
Sem mais delongas, vamos começar:
1. Dê uma olhada no visto que você vai solicitar (visitor visa subclass 600), quais são as características do visto, seus direitos, deveres e requisitos para solicitar aqui: Visto de visitante (subclasse 600) (homeaffairs.gov. au).
2. Você pode se inscrever “dentro” ou “fora” da Austrália. A aplicação é semelhante em ambos os casos, embora hoje eu conte como fazer fora da Austrália, porque sei que mais pessoas têm dúvidas quando vão fazer a aplicação pela primeira vez.
3. Crie sua conta pessoal na página Home Affairs. O titular da conta deve ser o mesmo requerente do visto: https://online.immi.gov.au/lusc/register. Se você não fala bem inglês, pode optar por ter a página traduzida automaticamente com o tradutor do Google: https://translate.google.com/?sl=auto&tl=en&op=websites.
4. Você deve fazer login na conta que criou aqui (ImmiAccount): https://online.immi.gov.au/lusc/login.
5. Em seguida, clique em “my applications” – “new application” – “visitor” – “visitor visa (600)”.
6. Revise os termos e condições e a declaração de privacidade. Se você concorda, aceite-os e clique em continuar
7. Vá respondendo uma a uma as perguntas que o sistema te faz. Caso tenha alguma dúvida, no final do artigo irei fazer o upload do pdf do pedido de visto que estou fazendo no momento. Lembre-se, os dados mudarão de acordo com a sua situação.
8. No campo "Local de emissão / autoridade emissora", você deve inserir a autoridade emissora do passaporte conforme aparece em seu passaporte.
9. Caso o solicitante deseje viajar com mais pessoas, deverá informar na página 5 detalhando os demais familiares que viajam com o solicitante.
10. Certifique-se de digitar seu e-mail e telefone corretamente, pois em caso de qualquer solicitação adicional, eles entrarão em contato com você por esse meio.
11. Depois de preencher todos os dados, o sistema solicitará que você revise o aplicativo. Você deve reservar um tempo para ler tudo o que escreveu e verificar se as informações estão corretas.
12. Se você não tiver tempo para preencher todo o aplicativo de uma só vez, não se preocupe, salve as alterações e retome a sessão.
13. Ao final do formulário, você deverá anexar todos os documentos. Eles são "obrigatórios" e alguns são "recomendados".
14. Após o upload dos documentos, aparecerá a janela de pagamento.
15. Após o pagamento, poderá dizer que a sua candidatura foi "enviada com sucesso" e verá esta tela:
Que documentos de suporte anexar à candidatura?
Os documentos que devem ser anexados são: foto do requerente, passaporte e documento de identificação nacional. Os documentos recomendados podem variar dependendo do seu caso específico, mas em geral são: documentos que comprovem seu passado legal, documentos que comprovem sua solvência econômica ou de seu patrocinador para pagar a viagem e despesas relacionadas, carta de emprego, carta convite do seu patrocinador (se você tiver), EOI ou manifestação de interesse que indique: sua breve apresentação, motivo da viagem, duração, planos na Austrália, situação de trabalho, motivos para retornar ao seu país de origem, parentes na Austrália (se você tem), etc.
Se os documentos tiverem uma senha, imprima-os e digitalize-os para criar um novo PDF sem senha. Tente não usar nenhum tipo de software para remover a chave ou fazer qualquer outra alteração nos documentos.
A seguir, a lista de documentos que acabei de anexar ao requerimento que estou fazendo:
Tipo de digitalização e qualidade dos documentos?
Os documentos podem ser digitalizados com um scanner profissional ou você pode tirar uma foto e digitalizá-los com seu telefone celular. O importante é que estejam totalmente legíveis. Se você tiver um documento com duas páginas, não carregue cada página como um documento separado (você deve carregar as duas páginas como um único PDF).
Quais documentos devem ser traduzidos?
Absolutamente todos os documentos que não estiverem em inglês devem ser traduzidos para o inglês. Você pode usar uma tradução NAATI ou uma tradução oficial de acordo com o seu caso.
Para deixar o requerimento mais organizado, sempre una a tradução e o documento de origem em um único PDF, colocando a tradução primeiro, pois é o documento que o oficial de justiça vai ler.
Devo apostilar ou legalizar algum documento?
Não, não é necessário ter apostila ou legalizar nenhum documento para solicitar o visto de turista.
O que acontece depois que eu carrego o aplicativo e pago?
Imediatamente receberá três e-mails automáticos: um a informar que recebeu o seu pedido, outro a solicitar que compareça à consulta de recolha de dados biométricos e outro a solicitar que organize a sua marcação para os exames médicos.
É sua responsabilidade agendar essas duas consultas, comparecer e informar todas as novidades através de sua ImmiAccount. Nas cartas você encontrará os detalhes dos lugares para os quais você deve ligar e comparecer a esses compromissos, dependendo do país em que você se encontra. Você deve ter em mente que para apresentar esses requisitos há um prazo detalhado em cada carta.
Se o responsável pelo caso decidir solicitar documentos adicionais, eles o informarão por e-mail. Se lhe for solicitado o upload de documentos adicionais ou o envio de esclarecimentos por meio de carta, você deverá fazê-lo por meio de sua conta ImmiAccount.
O que acontece depois de receber a aprovação do visto?
Quando um oficial de caso revisa e aprova seu visto, você receberá um e-mail do Home Affairs com a respectiva notificação. Nesse e-mail você encontrará o visto, que é basicamente um PDF. Você não precisa imprimi-lo para viajar, pois todas as informações nele estão vinculadas ao seu passaporte.
Depois disso, não se esqueça de verificar diretamente na página Home Affairs quais são os requisitos atuais para viajar para a Austrália.
Se pretender que criemos um artigo com exemplos das cartas e outros documentos comprovativos que devem ser anexados à candidatura, deixe-nos um comentário no final desta nota. Quando tivermos 10 comentários, iremos ao ar!
Boa sorte e lembre-se que na Entrelingo temos as melhores tarifas e prazos de entrega para traduções profissionais para que seu visto seja aprovado sem problemas!
Mafé Garcia | Gerente de Operações e Atendimento ao Cliente | Entrelingo