top of page

Sobre a minha experiência de validar meu diploma de engenharia na Austrália sem consultor externo II


validar meu diploma de engenharia na Austrália sem consultor externo

Há algum tempo, publiquei um artigo contando como certifiquei meu diploma de engenheira industrial na Austrália sem a ajuda de um consultor externo. Se você o não conhece, eu convido você a dar uma olhada aqui. O objetivo desta segunda parte é contar em detalhes sobre a documentação de autoria própria necessária para apresentar a skill assessment (avaliação de habilidades): currículo, Continuing Professional Development - CPD (Desenvolvimento Profissional Contínuo), carrier episodes (episódios profissionais) e summary statement (declaração resumida).


Todas as informações sobre as quais falarei aqui estão contidas no MSA Booklet para Engineers Australia (engenheiros australianos). Embora os requisitos da versão 2018 variem um pouco dos requisitos da versão 2016, irei ajustar a descrição dos documentos que criei com base na versão mais recente do Booklet.



Antes de começar


A primeira coisa que você deve fazer é definir em que categoria se enquadra sua profissão. No meu caso, estudei Engenharia Industrial por 5 anos no meu país, o que significa que para a Engineers Australia sou considerada como Professional Engineer (engenheira profissional). Além disso, é necessário atender ao requisito de inglês. Para a skill assessment, você pode fazer qualquer um destes três testes diferentes: IELTS, TOEFL e PTE ACADEMIC. Fiz o IELTS, e obtive nota mínima para apresentar minha homologação (6,0 em cada faixa).


O próximo passo é escolher o pathway (caminho). Como não atendi aos requisitos da pathway A, fui classificada no pathway B: CDR / Non-Accredited Qualifications (qualificações não credenciadas). Isso é muito fácil de identificar hoje. O Booklet fornece um esquema para descartar quais requisitos você não cumpre e, assim, identificar facilmente o seu pathway. Se você está lendo este artigo, provavelmente é o pathway B / Competency Demonstration Report - CDR (Relatório de Demonstração de Competência) pathway.


Em seguida, você precisa criar uma conta no portal Engineers Australia. Isso irá gerar um número de identificação único (ID), que o acompanhará durante todo o processo. Através deste portal, você pode fazer o upload de todos os documentos exigidos pela entidade. Deve ser uma cópia colorida de boa qualidade do original.


Caso os documentos não estejam em inglês, deverá ser enviada a tradução e uma cópia colorida do documento de origem. A tradução não precisa ser feita por um tradutor NAATI; o importante é que seja um tradutor profissional credenciado que acrescenta sua assinatura, selo, ID e dados profissionais ao final de cada página traduzida. Hoje existe uma alternativa que permite solicitar traduções com rapidez e facilidade: entrelingo.com. O melhor deste serviço é que não precisa perder tempo à espera de um orçamento, pois cria a encomenda online 24/7, paga com cartão de crédito ou PayPal e carrega o documento digitalizado em pdf, ou simplesmente uma fotografia do documento a ser traduzido.



Competency Demostration Report - CDR (Relatório de Demonstração de Competências)


O CDR ou Competency Demostration Repor é o que todos os profissionais classificados no Pathway B devem preencher, o que inclui o Continuing Professional Development - CPD, Carrier Episodes e Summary Statement. Esses documentos devem demonstrar o conhecimento técnico adquirido durante a preparação profissional e suas habilidades para aplicar esse conhecimento.


Leve em consideração a descrição do papel de sua profissão na Austrália, mas não em seu país de origem. Por exemplo, estudei Engenharia Industrial na Colômbia, onde minha profissão tem um foco muito administrativo. Em contraste, na Austrália, a Engenharia Industrial está intimamente relacionada à engenharia mecânica. Por favor, leia a descrição de sua profissão na página do ABS - Australian Bureau of Statistics.


É muito importante que você não siga esquemas, formatos predefinidos ou use material da Internet para desenvolver esses documentos, pois os engenheiros australianos usam aplicativos que permitem verificar se o seu trabalho coincide com as publicações da Internet ou inscrições enviadas anteriormente. Se a entidade detectar fraude na aplicação, o requerente será relatado ao Home Affairs e será punido por até 12 meses com a Engineers Australia. Por esse motivo, quando alguém me pergunta se você pode usar minhas redações como guia, minha resposta é “não”.


Outros documentos que devem ser incluídos no referido pedido são: fotografia como a do passaporte, RG ou passaporte, carteira profissional, diploma ou certificado de grau com as respectivas notas e currículo. Seu currículo ou currículo não deve conter mais de 3 páginas detalhando sua formação e experiência profissional, incluindo quaisquer períodos de inatividade existentes.


Cada período de atividade laboral deve incluir o nome, local e contato da empresa; datas e duração da experiência de trabalho; título ou cargo ocupado; descrição da função e/ou resumo de suas atividades. Por favor, não inclua uma foto em seu currículo.


Além desta documentação, é necessário apresentar para cada período de experiência de trabalho, uma referência de trabalho ou carta do empregador que contenha: papel timbrado, título/cargo do candidato, início e término do período de trabalho, datas de rescisão do contrato de trabalho, data e assinatura do autor. Ademais, eu pedi aos meus empregadores que incluíssem uma descrição das atividades desempenhadas, tipo de emprego (período integral ou parcial) e salário. Se o seu empregador não escrever a carta em inglês, traduza-a com um tradutor certificado. É melhor apresentar toda a documentação o mais completa possível, dessa forma há menos risco de que a Engineers Australia peça documentação adicional (como contratos, por exemplo).



Continuing Professional Development - CPD (Desenvolvimento Profissional Contínuo)


Este é um documento que detalha o estudo e as atividades profissionais relacionadas ao seu tipo de engenharia, que você realizou como desenvolvimento profissional contínuo, ou seja, após sua graduação como engenheiro. Comecei colocando meu nome e profissão como título. Em seguida, fiz uma pequena introdução de duas linhas (não é necessária) e, depois, detalhei em pequenos grupos cada um dos estudos realizados. Por exemplo, comecei com o subtítulo “Educação Formal e Atividades de Treinamento” e abaixo escrevi cada estudo em uma lista com sua data e respectiva entidade educacional. Por exemplo: 06/2018 - Present, Executive Master’s in Business Administration, EOI Business School (Madrid, Espanha).


Outros grupos que incluí foram: Informal Learning Activities (Atividades Informais de Aprendizagem), Conferences and Meetings